E-Sports nas olimpíadas: Como vão funcionar? Quais jogos iriam entrar? Veja todas informações aqui!

Written by | eSports

E-sports nada mais é do que os esportes virtuais, praticados por meio de jogos eletrônicos e por jogadores profissionais. Porém alguns acreditam que esse “esporte” não pode ficar em uma categoria a parte, reivindicando os e-sports nas olimpíadas.

Bem. Como você pode imaginar essa discussão gera bastante opinião divergente. Nesse texto ajudaremos você a entender quais as justificativas de ambos os lados, contra e a favor, e explicaremos como vai funcionar e quais jogos entrariam na disputa. Confira!

Podem ser considerados esporte?

Essa é a primeira dúvida que gera polêmica. E-sports podem entrar em uma categoria consagrada, que é a dos esportes olímpicos? Essa discussão foi levantada pela possibilidade desse tipo de esporte passar a fazer parte das olimpíadas a partir do evento que tem previsão de ser realizado em Paris, no ano de 2024.

Não há dúvidas de que os e-sports são uma tendência e é praticado cada vez mais por jovens atletas. Porém aqueles que são contra justificam que os games devem ser considerados mais como um passa tempo do que um esporte em si, onde é preciso exercitar com mais afinco as habilidades físicas.

Contudo acontece que aqueles que defendem a modalidade, justificam que os games eletrônicos exigem dos seus praticantes preparo físico como outro esporte qualquer.

Isso pelo fato desses jogadores terem que, inclusive, possuir força, resistência e habilidades cerebrais para disputar as partidas, que podem levar várias horas.

Pensando sob esse aspecto, e considerando o fato de que o mundo está em constante evolução para uma vertente mais digital, em todas as áreas, a justificativa é plausível e deve ser levada em consideração.  

e-sports nas olimpíadas

Como vão funcionar e-sports nas olimpíadas?

Os e-sports nas olimpíadas vão funcionar como qualquer outro esporte que esteja habilitado para esta competição. Alguns defendem que é preciso criar diversas categorias de jogos eletrônicos, divididos por tipo, e priorizando aqueles com maior número de jogadores.

Esses jogos entrariam na lista daqueles que devem ser praticados para a olimpíada. Por exemplo, se Call of Duty é um game que está presente na maioria das competições e-sports mundiais, ele entraria como categoria das próximas olimpíadas, dando tempo aos atletas de treinarem.

No final das contas acredito que esses esportes serão escolhidos conforme a capacidade financeira e política das grandes desenvolvedoras de games.

Afinal de contas, essa possibilidade de inclusão só foi considerada agora, momento em esse tipo de jogos geram bilhões de dólares anualmente.

e-sports nas olimpíadas

Exemplos de jogos que iriam entrar

Atualmente já existem diversas competições de gamers ao redor do mundo, e utilizando como exemplo as principais delas, e simulando uma olimpíadas hoje, com os e-sports, os jogos que mais teriam possibilidade de entrar seriam:

  • Dota 2 O jogo é considerado um fenômeno mundial e é um dos títulos que mais dão retorno financeiro nas competições. O game já distribuiu mais de 50 milhões de dólares em campeonatos mundiais em diversas capitais ao redor do globo. O jogo está inserido no gênero Action Real-Time Strategy (ARTS) e atualmente é jogado por milhões de pessoas.
  • Counter Strike O game, lançado a mais de 15 anos, ainda é muito jogado nos campeonatos mundiais de e-sports. E as premiações não são nada modestas. O jogo já concedeu mais de 60 milhões de reais em apenas um campeonato. O gênero é o de tiro em primeira pessoa, e nele, você deve combater seus oponentes utilizando armas de fogo, com opções de diversos cenários.
  • Call of Duty – Conhecido pela abreviação COD, o game é outro titulo que faz sucesso e que poderia facilmente entrar como categoria olímpica. Atualmente ele faz parte de diversos campeonatos e na atualidade tem no jogador Damon Barlow (Karma) o seu maior campeão, já tendo lucrado mais de 3 milhões de reais apenas com esse título.
  • Street Fighter – O gênero luta também faz bastante sucesso nas competições. Títulos como Street Fighter, Tekken e Mortal Kombat sempre estão presentes nas principais delas. No caso coloco o Street Fighter como destaque pelo fato do game ser aquele que concede maiores premiações e que teria maiores chances de fazer parte dos jogos olímpicos. Atualmente o atleta Du Dang (NukleDu) é o campeão mundial e acumula mais de 1 milhão de reais em prêmios.

e-sports nas olimpíadas

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Last modified: outubro 9, 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *